quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Jornalista deve se preparar para novo campo de trabalho na era tecnológica

Rio -  Um novo ano começou e muitos alunos já se prepararam para encarar o Vestibular e a decisão mais importante das suas vidas: que profissão seguir. Para ajudar os estudantes na difícil tarefa de escolher a carreira que mais se adequa ao seu perfil, a Estácio fez uma parceria com o Dia Online e, há algumas semanas, apresenta entrevistas com coordenadores de seus cursos, para tirar dúvidas e mostrar as atuações e vantagens de cada profissão, bem como o cenário atual do mercado e as aptidões necessárias. Hoje, Beatriz Schmidt fala sobre as novas habilidades exigidas do jornalista na atualidade.

Mercado em expansão Foto: 28_ipad575x350.jpg

1) Qual a duração do curso e a média salarial do profissional formado?
O curso tem duração de quatro anos. De acordo com tabela da Federação Nacional dos Jornalistas,  o salário inicial está entre R$1.200  e R$1.500. Porém, a média pode variar entre 2 a 6 SM.

2) Em que áreas pode atuar?
O mercado de trabalho para o futuro jornalista está em expansão. É um mercado crescente, pois hoje há grande  avanço das tecnologias de informação e comunicação e, consequentemente, das mídias digitais. Este cenário amplia o campo de atuação do jornalista para além das possibilidades profissionais atreladas a mercados já consolidados, como, por exemplo, imprensa escrita, revistas, sites e portais, emissoras abertas de televisão (privadas e públicas), canais a cabo, assessorias de comunicação e de imprensa, além de diversas emissoras de rádio AM e FM. É possível, também, atuar em portais de notícias da internet e na produção de conteúdo informacional para marcas nas redes sociais digitais.  Vale destacar, porém,  a necessidade do trabalho integrado exigido pelas assessorias de comunicação, que esperam cada vez mais um profissional qualificado para exercer as funções de gestão e planejamento das atividades relacionadas à comunicação. Vale destacar que o mercado ainda busca jornalistas para áreas específicas e correlatas ao jornalismo: jornalismo empresarial, ambiental e científico, além do digital. O profissional de jornalismo também pode atuar na gerência da área em organizações empresariais privadas, sindicatos, federações, órgãos públicos, ONGs, além de outros campos alternativos, como estúdios fotográficos, institutos de pesquisa e produtoras.

3) Qual o perfil do profissional?
O bom jornalista deve ter uma vasta cultura geral, adquirida na leitura cotidiana em jornais, revistas,  televisão, rádio e internet. É preciso ter espírito de investigação, audácia, disciplina para organizar informações e ética. É importante ser apto a ser um profissional multimídia e multitarefa, com capacidade de reflexão, análise crítica. Coordenar a produção e recepção das mensagens jornalísticas de assessorias de comunicação, agências de notícias, veículos impressos,  emissoras de rádio e televisão, portais e sítios de informação, produtoras de áudio, de áudio e vídeo, marketing de empresas públicas, privadas e de terceiro setor e de conteúdo e em empreendimentos próprios.

4) Há alunos da Estácio que se destacaram e são famosos no mercado?
Alunos e ex-alunos atuam em diversas áreas, a saber: repórter da TV Globo, do Programa Vídeo Show, da TV Globo, âncora e editor da BandNews FM, repórter da SportTV e outros.

5) O mercado está atrativo, numa boa fase? Por que?
O século XXI requer de seus contemporâneos competências e habilidades bem mais sofisticadas do que se logrou em épocas passadas, fruto dos intensos avanços culturais, políticos, econômicos, sociais e tecnológicos que recentemente vimos eclodir em todas as áreas da atuação humana, em todos os campos do saber. Particularmente, a Comunicação Social tem exercido papel protagonista nesse movimento transdisciplinar global, ocupando destaque na sociedade que vem sendo considerada da informação e do conhecimento. Destarte, a especialização e capacidade intentadas pelo Curso de JORNALISMO da Universidade Estácio de Sá são pontuadas por essas prerrogativas. Segundo o Instituto Verificador de Circulação – IVC (Jornal O Globo (24/01/2013 – pág.28): “A circulação de jornais no país aumentou 1,8% no ano passado, esse resultado foi puxado por edições digitais. A circulação digital de jornais cresceu 128%, que alcançou a média diária de 143 mil exemplares no ano passado, contra 63 mil em 2011”.  O curso de Jornalismo da Estácio oferece plenas condições para o aluno atuar neste mercado. O Rio de Janeiro está no centro das atenções internacionais. Os eventos esportivos e os demais que virão para a cidade contribuem para a movimentação das mídias. Assim, há maior necessidade de profissionais de jornalismo para atuar nas atividades que surgirão.

6) Que diferencial o curso da Estácio oferece em relação aos demais?
O curso de Jornalismo da Estácio possui um currículo com disciplinas com o foco no mercado jornalístico atual, os alunos são orientados por professores mestres e doutores nas disciplinas teóricas e por profissionais de alta visibilidade e atuantes no mercado de trabalho jornalístico, nas disciplinas práticas. O curso enfatiza o estudo tanto dos meios de comunicação tradicionais quanto os meios digitais. Importante também destacar os laboratórios práticos de Redação Jornalística, de Telejornalismo, de Radiajornalismo, Fotojornalismo, Agência Experimental de Notícias, com computadores Macintosh e outros, com equipamentos de  última geração, que colocam o aluno em contato com a realidade da profissão.  O aluno já começa praticando.

(As respostas foram elaboradas com a participação do jornalista, Prof. Márcio Gonçalves, coordenador do curso de Jornalismo na unidade de Madureira, da Universidade Estácio de Sá).

http://odia.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário