Na busca pela aprovação, candidatos recorrem a técnicas de estudo não convencionais.
Foto: Divulgação
Rio - Com o aumento da concorrência nos concursos públicos, candidatos recorrem cada vez mais a meios alternativos para aprimorar os estudos e garantir a aprovação. Uma das técnicas mais difundidas atualmente entre os estudantes são os mapas mentais, que ajudam a memorizar o texto, melhorando a absorção do conteúdo estudado. Segundo Alberto Dell’Isolla, especialista do IOB Concursos, mapas mentais são uma espécie de organizador gráfico composto por palavras-chave, cores e símbolos. Esses esquemas possuem uma ideia central, de onde partem ramificações com as principais categorias acerca dessa ideia. Em seguida, cada ramo se especifica, conforme a necessidade.
Resumo dos textos
“Como os mapas usam apenas palavras-chave, são capazes de resumir textos bem grandes de uma maneira incrível”, explica o especialista.
Para ele, as maiores vantagens dos mapas são a facilidade de memorização e de revisão do conteúdo. Marcelo Marques, diretor do site Concurso Virtual, acredita que esses esquemas são uma ferramenta importante para evitar que o candidato esqueça o conteúdo na hora da prova.
“Os mapas mentais fortalecem os estudos, uma vez que auxiliam o candidato na digestão e fixação de todo o conteúdo. Além disso, no momento da avaliação o candidato consegue se lembrar dos esquemas feitos e, assim, produz respostas baseadas no mapa mental”, argumenta.
Atividade fica mais prazerosa
O estudante Diego Machinez pretende fazer concursos importantes este ano, como Banco Central, Ministério Público da União e BNDES. Para isso, ele decidiu apostar nos mapas mentais.
“Adquiri mais produtividade e otimização dos estudos. Além disso, estudar se tornou um processo mais prazeroso com o uso, em paralelo, dos mapas mentais, aulas e livros”, explica o candidato.
Para Alberto Dell’Isolla, especialista em mapas mentais do IOB Concursos, as cores e símbolos dos mapas mentais facilitam o estudo. “Essa diferenciação pormenorizada favorece a memorização, pois traz excelentes gatilhos de memória. Além disso, esses elementos facilitam a organização do material de estudo, melhorando o processo de retenção de conteúdo por parte dos candidatos”, afirma.
http://odia.ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário