quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Fernando Pessoa - Palavras de Pórtico


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito desta frase, 
transformada a forma para a casar com o que eu sou:
"Viver não é necessário; o que é necessário é criar".

Não conto gozar a minha vida; 
nem em gozá-la penso. 
Só quero torná-la grande, 
ainda que para isso tenha 
de ser o meu corpo 
e a minha alma a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade; 
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso. 
Cada vez mais ponho na essência anímica do meu sangue 
o propósito impessoal de engrandecer a pátria 
e contribuir para a devolução da humanidade.
É a forma que em mim 
tomou o misticismo da nossa raça.

Fernando Pessoa.

* Nota publicada pela primeira vez na primeira edição do volume Fernando Pessoa - Obra Poética, volume único. Cia. Aguilar Editora, 1965 (organização, introdução e notas de Maria Aliete Galhoz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário