segunda-feira, 25 de março de 2013

Dar sem receber

Por Aninha Leitte.

Não foram poucas as vezes em que eu me perguntei: "- Qual o sentimento, a ação que move o mundo e as relações humanas?" Acredito que em pelo menos uma ocasião na vida, todos se farão o mesmo questionamento... Sempre que leio ou assisto, uma entrevista de personalidade ou celebridade, o entrevistador faz a dita cuja da pergunta. E o verbo amar e suas conjugações, são quase que unanimidade nas respostas!



Lembro-me, como se fosse hoje a primeira vez que respondi, de forma escrita, em um caderno de perguntas e respostas (o ask de antigamente), a interrogativa em questão, e no auge da minha inocência adolescente, eu respondi como a maioria responde: O AMOR. Se inquirida, novamente sobre o tema, a minha resposta seria outra. Hoje, tenho plena convicção de que o que faz caminhar a humanidade, é a reciprocidade! Não, que eu esteja mitigando o amor, mas amar a humanidade sem reciprocidade é nulidade, e amar uma pessoa em especial, sem reciprocidade, na melhor das hipóteses é platônico! Como diz o dito popular: “Amor com amor, se paga”!

O relacionar-se afetivamente e emocionalmente, sem reciprocidade, é calvário, e por via de regra, sem exceção é sofrer. Amizade sem reciprocidade, nunca será amizade. Sexo, sem reciprocidade, é frustração. Viver, sem ser mútuo com as ações do próximo, é egoísmo. É sinônimo de solidão. Talvez um dos únicos sentimentos, que independe de reciprocidade, sobrevive, alimenta-se e evoluí por si só é a saudade...

Os mais pessimistas, podem dizer: O ódio, o ressentimento, a vingança..., que são sentimentos vis, também movem as pessoas! Sim movem, mas até aí cabe o princípio da reciprocidade, não que eu pregue, o olho por olho, o dente por dente. Mas, mais uma vez eu recorro a um dito popular, que explica a reciprocidade em casos não tão nobres: “Chumbo trocado não dói!"

Todavia é fato, que conviver com pessoas não recíprocas, é só se doar, é ceder sempre, é renunciar a si mesmo, é frustrar-se, é dar sem receber, é solitário...Enfim, nenhum sentimento, que eleve ou edifique o ser humano, caminha, progride ou alcança plenitude sem reciprocidade!

"E viva os seres, recíprocos, sensíveis em dar e receber... Todo o resto é leréia!!!"

Aninha Leitte
Campinas - SP - Brasil
www.facebook.com/aninha.leitte.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário