Enviado por: Lucyanne Mano
As 14h do dia 10 de janeiro de 1912 teve início o bombardeiro à cidade de Salvador. Em poucos minutos estavam destruídos a histórica Sede do Governo, a também centenária Biblioteca Pública, a Câmara e o Quartel da Polícia Militar. Em sequência, travou-se uma verdadeira guerra campal, envolvendo as polícias estaduais e o exército. O episódio teve repercussão nacional e fez parte de uma série de lutas políticas entre as oligarquias provincianas que marcaram os primeiros anos da República Velha, quando o país vivia um sistema eleitoral viciado.
A investida de Tropas do Exército concentradas no Forte de São Marcelo num bombardeio a Salvador para provocar a renúncia do governador baiano, Aurélio Viana foi resultado de um plano que contou com o apoio da mídia e, inclusive, com a intervenção do governo federal, que buscava instaurar ali lideranças aliadas. A renúncia de Viana acontece em questão de horas. Seu substituto é José Joaquim Seabra, que conta com o apoio do presidente Hermes da Fonseca, adversário de Ruy Barbosa nas urnas. Poucos dias depois, uma tentativa de Viana retomar ao posto fracassa, sufocada inclusive pela participação popular.
O atentado comprometeu grande parte da memória do estado da Bahia ao destruir uma documentação histórica preciosa da primeira capital do Brasil. Da mesma forma, foram irreparáveis os danos humanos, e até hoje é desconhecido o número de vítimas. Para a política baiana era o início de uma nova era, sob a liderança de José Joaquim Seabra, derrotando antigos mandantes conservadores como Ruy Barbosa, Severino Vieira, Marcelino de Souza e Luiz Vianna.
O Bombardeio de Salvador
Cláudio Marques
http://www.jblog.com.br
Olá Gerson:
ResponderExcluirEstou chegando aqui, por intermédio e indicação da Isabel.
Adorei sua ideia de compartilhar cultura, leitura, textos, enfim conhecimentos.
Pode contar com minha participação, ok.
Minha sugestão, é que você visite meu blog e dê uma olhada na categoria = Publicações próprias.
Pois nesse tópico, os textos são de minha autoria.
Se gostar de algum, me avisa, que eu te repasso por e-mail e você publica aqui no seu blog.
Segue link:
http://www.meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br
Abraços:
Sil