domingo, 13 de janeiro de 2013

13 de janeiro de 1941: Literatura dá adeus a James Joyce, o poeta irlandês expatriado

Enviado por: Lucyanne Mano.

" Os erros são os portais do descobrimento". James Joyce.


O escritor James Joyce, 58 anos, morreu de úlcera duodenal perfurada e peritonite generalizada, durante uma operação para salvar sua vida. Está enterrado no Cemitério de Fluntern, em Zurique, na Suíça. Considerado um dos maiores escritores da língua inglesa do século XX, James Augustine Aloysius Joyce nasceu em Dublin, na Irlanda no dia 2 de fevereiro de 1882, numa família católica e rica. Educado em colégio de jesuítas, em 1902, foi para Paris estudar medicina, curso que abandonou meses depois. Retornou à Irlanda em 1903, mas, no ano seguinte, mudou-se para Trieste, na Itália, onde fez amizade com o escritor Italo Svevo. Com a guerra, refugiou-se em Zurique, na Suíça, até voltar a Paris em 1920, com breve passagem pela Itália.

A vida de andarilho não impediu a produção literária do escritor. A publicação de seu primeiro ensaio, Ibsen´s New Drama (1900) despertou o interesse da crítica. Depois da estréia, lançou vários livros, entre eles Chamber Music (1907), Dubliners (1914), Giacomo Joyce (1916), Portrait of the Artist as a Young Man (1916) e seu último livro Finnegans Wake (1939). Seu principal trabalho, no entanto, estava reservado para a obra Ulysses (1922): o livro é o relato de apenas um dia, 16 de junho de 1904, na vida de dois personagens principais, Leopold Bloom e Stephen Dedalus, que perambulam pelas ruas e tabernas de Dublin.

No fim da vida, devido a problemas de saúde e à invasão de Paris pelos nazistas alemães, em 1940, James Joyce voltou a se exilar em Zurique, onde acabou morrendo, dono de vasta obra literária.

http://www.jblog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário