quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Povo Indígena Akuntsu - Os últimos 5 descendentes.

Do Blog do Levy


È com tristeza que lhes apresento mais uma entre as 80 tribos indígenas brasileiras que estão na relação de extinção de seus grupos, por madeireiros, posseiros, fazendeiros, doenças dos brancos e pela perda de sua língua falada. Estes são os Akuntsu ou Akunt'su de Rondônia. Vivem entre o Igarapé Omerê e o Rio Corumbiara no Estado de Rondônia. Na década de 1980 suas aldeias foram massacradas restando apenas 7 indios ( 2 homens e 5 mulheres ).



Este é o indio Kunibu de 65 anos..., o mais velho da aldeia. Em 2009 morreu a mulher mais velha Ururu com 85 anos e a filha mais nova de Kunibu de 16 anos. Hoje apenas 5 indios sobrevivem dos Akuntsu, 2 homens ( Kunibu (65 ) anos e Porak ( 35 ) anos. além das 3 indias, ( uma esposa e duas filhas do Kunibu ).


A esperança é que o indio Porak, se una a uma das filhas do Kunibu e aumente a familia, porém sobra uma filha que não tem homem para casar e aumentar a tribo. Só se casar com indio de outra tribo, mas aí os filhos já não serão puros Akuntsu.


È triste saber que ainda existem aproximadamente 80 tribos diferentes isoladas, e a Funai, não contata com receio de serem exterminados por doenças dos brancos, apenas são monitorados de longe. Espero que a Presidente e a Funai tenham políticas sérias a respeito destas tribos isoladas, que com certeza não são só estas 80.


Esposa e uma filha de Kunibu em 2010

Koisas do Levy
http://levyburiti.spaceblog.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário