sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Indios das Américas

Do Blog do Levy

Olá Amigos, hoje resolvi mostra-lhes algumas das maiores populações indígenas das Américas, que hoje chegam a 52 milhões de índios.  As maiores concentrações  de índios são no México , Peru, Bolívia, Guatemala, Equador, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Canadá, Brasil , Argentina, respectivamente... Na maioria dos países das Américas ainda existem índios, somente nas Antilhas e no Caribe eles foram extintos por colonizadores, Portugueses, Espanhóis, Ingleses, Franceses e Holandeses. Iniciando então pela América do Norte, até América do Sul.


Índios do Canadá.
No Canadá existem 540.000 mil índios, em 2.200 reservas, com 605 tribos. As 605 tribos são dividias em 49 nações diferentes. As línguas mais faladas são : Anisshinaabe, Cree, Ojibwa, Ottawas, Yurok Shawnee. Os índios Canadenses são bem protegidos e respeitados pelos não índios.


Índios Americanos
Os Índios Americanos eram milhões que habitavam as montanhas e planícies até 1800, depois foram sendo exterminados restando poucas tribos diferentes até os dias atuais. Hoje existem pouco mais de 2.900.000 índios, incluindo os Inuit, Eyak, Inupiat do Alaska e os Alêutas do Havai. Os índios dos Estados Unidos hoje são totalmente emancipados não havendo mais nenhuma tribo hostil ou desconhecida.


Índios do México
No México existe o maior número de índios das América, são cerca de 14.314.250, divididos em 62 Povos diferentes. Falam mais de 90 dialetos diferentes. Os Nahuati é o maior grupo e sua língua é falada por metade dos índios mexicanos. Em seguida vem os Maias, os Binizaa, os Zapotecas, os Otomis, os Totonacos e mais outros povos de menor quantidade, totalizando 62 povos diferentes vivendo em harmonia.


Índios do Peru
O Peru, é o segundo país com a maior população indígena. São 13.800.000, a maioria vive em condições de vida inferiores aos habitantes do país. Destacam-se entre os Povos indígenas do Peru os Abitigas, os Aimarás, os Amahuacho, os Aruaques, os Campas, os Canixauás, os Jivaros e outros. Os peruanos tem muito orgulho de suas populações indígenas pois a maioria dos habitantes descendem destes povos, falta ao governo dar uma condição de vida melhor a estes habitantes do Peru.  


Índios da Bolívia.
Na Bolívia mais da metade da população é índia ou de origem indígena. Inclusive seu atual Presidente, Evo Morales é um índio do povo Aimarás. Em todo o território vivem povos indígenas, a população de índios na Bolívia é de 6 milhões de pessoas divididas em mais de 80 povos e línguas diferentes. Os povos de maior contingente de pessoas são os Aimarás, os Aruaques, os Ava-Guaranis, os Campas, os Guarani, os Tiwanaku, os Wichi e outras de menor número.


Índios da Guatemala
A Guatemala tem grande número de povos indigenas, apesar que no tempo das colonizações foram exterminadas tribos inteiras vivem no país 5.400.000 índios. Tribos que até hoje ainda são inimigas entre si. Num país de pouco mais de 15 milhões de habitantes, 40 % da população é indígena, e a grande maioria é descendentes dos antigos Maias. Os Maias, maior grupo da Guatemala praticamente vivem em cidades, e deles derivam os maiores povos indígenas da Guatemala como os Quiché, os Man, os Pocamam, os Caqchipel, os Ixil, os Queqchi, os Tsutuil, os Jacaltecas e os Chorti.


Índios do Equador
No Equador ou (Ecuador) 90% da população é descendente de índios ou mestiços.porém a maioria das 40 etnias indígenas vivem nas florestas amazônicas e equatorianas. Os Quichuas são o maior grupo fora da floresta. Os Huaorani, waorani, cayapas, colorados, quitus, chibcas, iungos, paltas são os principais grupos. Apesar de 90% da população ser de origem indígena, o governo do Equador não cuida direito dos seus índios. Os que vivem em povoados fora da floresta em sua maioria, passa por problemas financeiros, mal dando para sobreviver.


Índios do Chile
O Chile hoje abriga uma população de 1.700.000 índios divididos em dois grandes grupos com doze etnias diferentes. são apenas 3,2 % da população. A maioria dos índios chilenos vem do grande grupo dos Mapuche, os mais importantes, seguidos por Pehuenches, Alacaluf, Picunhe e outros grupos menores. A maioria dos povos indígenas chilenos são mestiços, tanto de outras tribos ou de colonizadores europeus. Os Mapuches embora se orgulhem da sua origem vivem em sua grande maioria em cidades. "Só em Santiago a capital, são mais de 200.000".

"Por ser a Argentina o país de maior número de brancos da América do Sul, também é um dos países onde maior foi o número de extermínio de índios".


Índios Argentinos
São marginalizados, com reservas nas piores terras possíveis, onde é impossível praticar a agricultura, sem a menor assistência do governo de Buenos Aires. A população indígena não passa de 600.000 pessoas num país de 34.000.000 de habitantes. Os maiores grupos de índios são os Qom, os Mapuche, os Ranqueles, os Wichies, os Atacamas e os Guarani.


ÍNDIOS DO BRASIL
No Brasil existem pouco mais de 900 mil indígenas, divididos em 305 etnias e 274 idiomas diferentes. Assim como nos Estados Unidos, México, Argentina, o Brasil também foi um grande destruidor das populações indígenas e suas culturas. Na época do descobrimento calculava-se mais de 5 milhões de índios, hoje não passam de 900 mil. Com exceção do estado do Piauí, em todo o Brasil existem grupos indígenas e lá não existem porque foram expulsos para outros estados ou mortos. Há alguns idiomas que são falados por mais de 100 mil índios, outros são falados por apenas 06 pessoas e estão em vias de ser extintos.A cultura dos brancos agora é deixar os índios em suas malocas, em suas aldeias, porque tentar trazê-los para a civilização foi um desastre. Os índios do Amazonas, Pará e Acre ainda andam em sua maioria seminus, porém a maioria já tem algum contato com os brancos civilizados. O Estado com a maior população de índios do Brasil é o estado do Amazonas. No Brasil ainda existem grupos não contatados por civilizados, vivendo na mais absoluta e pura vida na floresta.


Os índios gostam de se enfeitar com penas de pássaros e pinturas de urucum e genipapu. O governo do presidente Lula, criou muitas áreas indígenas (reservas), onde os índios agora tem o seu direito a terra preservado. A maioria dos indígenas do nordeste do país, já são 100% aculturados, já perderam a língua dos seus antepassados e agora buscam introduzir a cultura e em alguns casos o idioma português.


É costume dos índios construir suas tabas circulares com grandes praças internas onde realizam seus rituais. Nas grandes cidades moram vários índios que aos poucos vão perdendo a sua identidade. Na favela de Paraisópolis, a maior de São Paulo, vivem mais de 200 índios Pankararus do estado do Pernambuco.


Costume difundido entre os índios, são os banhos coletivos nos rios ou lagoas. Introduziram na cozinha brasileira a mandioca, o milho, tabaco, guaraná, caju, batata doce, erva mate, além da rede de dormir, a peteca , panelas de barro de um artesanato sem igual. Os índios brasileiros hoje estão aumentando com a criação de reservas, de medicina nas aldeias, com o respeito que eles merecem, pois grande parte da população brasileira é mestiça. de índios, negros e brancos.

Koisas do Levy
Levy Moreira de Souza
http://levyburiti.spaceblog.com.br/
             

4 comentários:

  1. Boa Noite meu amigo Gerson Poeta....fiquei extasiado com esta postagem...você valorizou muito...parabéns...Fique a vontade tenho postagens interessantes antigas que sei que vc irá gostar muito...dê uma pesquisada vc vai achar coisas interessantes que se quiser pode melhorar muito. Seu blog está muito bom parabéns...já coloquei para eu seguir...agora vamos nos ver sempre. Grande abraço...e obrigado pela postagem.
    do amigo Levy. koisas do Levy.

    ResponderExcluir
  2. esses povos sao lindos acho o povo indigenas um povo lindoo sao mais lindos do que os povo da africa que soao horrendos

    ResponderExcluir
  3. Gostei da materia, muito importante para pesquisas da cultura indigena.

    ResponderExcluir
  4. governo lula criou racismo, ódio e briga de classes

    ResponderExcluir