sexta-feira, 10 de maio de 2013

Girassóis no Brasil, onde encontrá-los?

Do Blog da Kellen Bittencourt
http://www.trilhamarupiara.com/



Sempre tive vontade de conhecer pessoalmente um campo de girassóis, mas nunca tive a sorte de encontra-los, a um tempo atrás, fiz inclusive algumas pesquisas na net sobre onde encontra-los no Brasil, mas com poucos resultados. O girassol é originário da América do Norte, o mesmo deve ser plantado em solo úmido  por isso no Brasil seu plantio se dá durante a época de chuvas,  entre os meses de Janeiro e Março, sua floração demora de 50 a 70 dias, período que eles atingem até 2 metros de altura, os grãos vem com até 100 dias depois da germinação, porém a colheita não pode coincidir com o período de chuvas. Além disso o girassol não suporta geadas. O óleo de girassol vem sendo cada vez mais consumido no Brasil e no mundo devido o beneficio que trás   reduzindo o colesterol!


No Brasil a maior parte das plantações acontecem em São Paulo e Minas Gerais, nas cidades onde o clima é mais favorável a sua plantação! A época de encontra-los é entre os meses de Maio a Agosto. Com sorte percorrendo as Rodovias de SP em especial a Anhanguera pode acontecer de encontra-los! A novela Araguaia exibida em 2011 teve cenas gravadas em um campo de girassóis na cidade de Tupaciguara MG, dentro de uma fazenda chamada Santa Maria! Foi voltando da cidade de Uberlândia, próximo a divisa de Minas com São Paulo, na BR 050, que eu tive a felicidade de encontrar um campo enorme de Girassóis, dentro de uma Fazenda/Empresa, na região de Uberaba.


Quando os avistei, não tive duvidas, muitas pessoas tiravam fotos na Rodovia do lado de fora da propriedade, porém não me conformei em fazer o mesmo, eu queria andar entre eles, então entrei com o carro dentro da Fazenda, passando por uma portaria que para minha sorte estava aberta, estacionei o carro bem ao lado da plantação e ali fiquei durante uma meia hora me embrenhando pelo campo e tirando essas fotos que aqui estão! Durante esse tempo ninguém apareceu para me questionar ("rsrs").



Se um dia eu desejei ir a Toscana para vê-los, por esse motivo não preciso mais ir,  ("rsrs"), não por esse motivo... Meu desejo foi plenamente realizado, só faltou meu marido que desta vez infelizmente não estava comigo!
(Todas as fotos desse artigo são de nossa autoria!)


Meu nome é Kellen Bittencourt, mineira, formada em Artes Cênicas, ex professora universitária e arte terapeuta, atualmente moro em Americana SP, casada, mãe, e super amante do turismo! Em meu blog onde registro nossas andanças, um diário virtual que tem como um dos objetivos inspirar outras pessoas a viajarem, auxiliando com dicas a partir das nossas experiências! Até o momento só há publicações de lugares onde já estivemos, e algumas publicações de viajantes convidados. Lembrando que estamos abertos a convites! 

Por que o nome Trilhamarupiara? Não fazemos trilha, o nome trilha aqui está no sentido de trilhar, andar em, passar por (denominação minha mesmo) Marupiara: Palavra de origem Indígena cujo um dos significados é: "O que te deixa feliz", e o me me deixa feliz é trilhar novos caminhos, culturas, pessoas, sabores, paisagens..., enfim, trilhar a vida, Estou sempre acompanhada do meu marido, que é um super companheiro de viagens e meu fotografo amador oficial ("rsrs") Esse é um diário de viagens onde publico nossas andanças, um tesouro de memórias que não tem preço... (...).

http://www.trilhamarupiara.com

5 comentários:

  1. Obrigado Gerson, claro que gostei muito, e já estou aji te seguindo, vou salvar o link nos meus favoritos! Valeu! Sucesso! Abraçosss

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Gerson, muito bom seu post.
    Esse artigo sobre os gira-sóis está lindo e que imagens maravilhosas!
    Beijus
    Cecília

    ResponderExcluir
  3. Gerson, antes quero falar contigo, amigo. Só um poeta para ter tanta sensibilidade em criar um blog deste gênero.
    Parabéns, viu, Sinto me feliz e prever sua alegria ao ver sua criação.
    Kellem , sua ousadia mata me de gosto.Porque não fui eu a atravessar a portaria e ver tamanha beleza?
    Lindo, amo girassol. Girassol é luz , vida e nos trás sorte.
    Seja feliz , sempre nos trazendo a beleza em sua viagens!!!
    Um Carinhoso Bj
    Dirce Saleh

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito feliz em conhecer seu blog.
    Também tenho esse sonho.
    Sinto algo fora do comum quando vejo girassóis.

    Obrigada por deixar eu admirar essa belas fotos.

    bjs

    Domenica

    ResponderExcluir
  5. Oiii Kellen, vi suas fotos e fiquei encantada! amo Girassóis...
    Sempre tive o mesmo sonho de entrar no meio de vários deles até me perder....
    Pena que não moro em Minas, se não iria correndo conhecer!

    Suas fotos estão Maravilhosas! parabéns!

    ResponderExcluir