sábado, 13 de abril de 2013

História de Camarate - Lisboa - Portugal

Do Blog da Hermínia


saofrancisco.bloguepessoal.com/Divulgação.

A origem mais provável do "topônimo" Camarate prende-se com o fato de, em tempos, ter sido cultivada nesta zona uma casta de videira chamada Camarate. A Igreja Matriz foi fundada por D. Agapito Colona, Bispo de Lisboa, no século XIV, tendo sido posteriormente reconstruída e ampliada. Por motivo da crise de 1383-1385 (A Crise, foi um período de guerra civil e anarquia da História de Portugal, também conhecido como Interregno, uma vez que não existia rei no poder. A crise começou com a morte do rei Fernando de Portugal sem herdeiros masculinos), a quinta de Camarate, propriedade do judeu David Negro, administrador das alfândegas reais no reinado de D. Fernando e apoiador de Castela, foi confiscada e entregue a D. Nuno Álvares Pereira, que ali passou alguns anos com sua mãe, antes de professar no Convento do Carmo. Nessa quinta fundou o Condestável uma capela consagrada a Nossa Senhora do Socorro, tendo mais tarde oferecido essa mesma quinta aos Carmelitas Calçados, que aí fundaram um convento sob a mesma invocação. Mais tarde, através de D. Nuno Álvares Pereira, Camarate viria a ser integrada juntamente com muitas terras vizinhas, ao patrimônio da Casa de Bragança.


www.skyscrapercity.com/Divulgação.
 
A freguesia de Camarate separou-se da freguesia de Sacavem através de um "foral" (Foral, foi um documento real utilizado em Portugal no seu antigo império colonial, que visava estabelecer um Concelho e regular a sua administração, limites e privilégios. A palavra "foral" deriva da palavra portuguesa "foro", que por sua vez provém do latina "fórum"), de D. Manuel I, datado de 1 de Maio de 1511. A partir do século XVI tornou-se numa zona de lazer bastante procurada pela nobreza lisboeta, sendo famosa pela sua produção agrícola, característica das quintas que fizeram parte do quotidiano desta freguesia até meados do século XX.

http://en.topictures.com/Divulgação.
 
Foi parte integrante do "Termo de Lisboa" (até 1852-Os mais antigos documentos de que temos conhecimento em que se faz referência ao termo de Lisboa, são as quatro cartas das doações feitas, logo no princípio do seu reinado, por D. João I à Cidade – como gratidão pelos serviços, que lhe prestou, auxiliando-o na libertação do jugo que Castela queria impor ao reino e na sua elevação à realeza...), depois do "Concelho de Santa Maria dos Olivais" (entre 1852 e 1886). Posteriormente voltou a pertencer ao "Concelho de Lisboa" (entre 1886 e 1895) e, por fim, em 1895, foi integrada no "Concelho de Loures", ao qual pertence. No dia 4 de Junho de 1996 foi elevada a vila por decreto da Assembleia da República. A partir de meados do século XX, devido ao desenvolvimento industrial das freguesias limítrofes, a freguesia sofreu um crescimento populacional acelerado, acompanhado de um aumento de construções sem regras.

singrandohorizontes.blogspot.com/Divulgação.
 
Camarate é a terra de infância do poeta Mário de Sá Carneiro, pioneiro do Modernismo na literatura portuguesa e um dos membros da Geração d’Orpheu em conjunto com Fernando Pessoa e Almada Negreiros. No entanto, o acontecimento que tornou Camarate bastante conhecida a nível nacional foi o acidente aéreo que vitimou o então Primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro e o Ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa, na noite de 4 de Dezembro de 1980. A poucas horas das eleições presidenciais daquele mesmo ano, a aeronave na qual seguiam rumo ao Porto caiu numa rua da freguesia. Essa história esteve na origem do filme Camarate.

Embora atualmente Camarate seja constituída por construções modernas, A um olhar atento percebe-se os vestígios de Camarate de outrora: um aglomerado de quintas habitadas pela fidalguia rural, que conjugava a vida palaciana com a exploração das suas terras. Para além do contexto de paisagem agrícola, com propriedades de vinhedos e olivedos, que desde a Idade Média, nos dá conta do riquíssimo patrimônio paisagístico que caracterizou Camarate, há que fazer referência a um vasto patrimônio cultural construído.

Acidente aéreo que vitimou o então Primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro e o Ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa, na noite de 4 de Dezembro de 1980. www.publico.pt/Divulgação.

Em 1370 é fundada uma capela, que é elevada a matriz em 1511, quando a freguesia de Camarate é desmembrada da freguesia de Sacavém. No reinado de D. João I, D. Nun'Álvares Pereira manda edificar uma capela dedicada à N. Sª do Socorro na Quinta de Salter que, depois doou aos frades carmelitas que, em 1602 fundaram um convento com a mesma invocação de N. Sª do Socorro. O convento e a quinta acabariam por ser vendidos em 1835, um ano após a extinção das ordens religiosas em Portugal. Destes testemunhos históricos apenas existem os restos da capela que atualmente, se encontra na Igreja Matriz, pois o palácio de Salter foi demolido para alargar o aeroporto de Lisboa.

aeronauticaap.webnode.pt/Divulgação.

http://saofrancisco.bloguepessoal.com
http://pt.wikipedia.org
http://odivelas.com


Hermínia Teixeira
Camarate - Lisboa - Portugal
www.facebook.com/herminia.teixeira.7
http://saofrancisco.bloguepessoal.com

Nota: Se for a Portugal não esqueça de conhecer Camarata



Nenhum comentário:

Postar um comentário