terça-feira, 30 de abril de 2013

"Educação Brasileira... Não podemos esquecer, jamais,” Que os talentos de um melhora o mundo, de outro.

Do Blog da Dirce

Bom dia , meus  amigos.

Ontem o dia passou e meus “dedinhos” coçaram de vontade de fazer uma postagem. Logo, ontem, consagrado ao dia da  EDUCAÇÃO. Minha grande paixão. Mas o que falar de Educação num país onde a educação é órfão? Comemorar o que? Mas tem se muito para comemorar sim. Educação no sentido amplo não é só educação escolar. Temos educação familiar, e educação laica onde os indivíduos são auto-didatas, na escola da vida aparecem os talentos aqueles que vencem na marra. Mas, hoje estou aqui e vou fazer uma abordagem, e espero que sintam minha “imparcialidade”, mas a vontade é tanta de fazer uma homenagem a um individuo brasileiro, que teve a educação brasileira como suporte de vida e saiu vencedor.


Ontem, mais li sobre educação, muitas homenagens, do que falei, e entre as leituras li uma que me fez pensar muito. Tive a oportunidade de ler porque uma amiga minha postou um link no face. Depois que li, achei que era uma justa homenagem para o dia.  Estar falando sobre pessoas que se projetaram na vida,  e sobretudo , enaltecendo o valor do ler e escrever. E isso tem tudo haver com a Educação escolar não é?

Pois então, mas o que mais chama a atenção, em tudo isso, é  falar de "educação & analfabeto". Pessoas  que não são letradas, (rs). No entanto desse que li não é bem assim. Falam, e na veemência do falar parecem, que não querem enxergar.  E não veem mais nada, mas esquecem que por trás dessa “cegueira” nada mais tem valor. E não é verdade. Posso ser contra, mas reconhecer valores tem seu lugar. Talentos não são  privilégios de muitos . E se o talento está num brasileiro, devemos enaltecer, indiferente de qualquer oposição. Não tem como negar.

Então vamos lá. Minha homenagem vai para o ex-presidente Lula. Decantado por muitos como analfabeto, e escuto isso até hoje, mas que tem seu mérito como uma pessoa que lutou, e venceu. E só isto já bastaria a homenagem, mas vamos ler esta manchete:

“Analfabeto é quem não tem o que dizer (Aprendi a admirar o maior vencedor do Brasil contemporâneo: Lula.)”

Quem fala isso é o jornalista Juremir  Machado da Silva e fala mais ..., e gostei de ler o que ele falou . E apesar de muitos pesares, senti que através da pessoa do Lula, estaria homenageando a educação de um povo, pois uma pessoa escolhida por seu povo por duas vezes, e ainda conseguir eleger uma substituta, a 1ª presidenta da nação e com tantos obstáculos, fácil de ser derrubado. No entanto a vontade de um povo falou mais alto. Democraticamente. Isto é a demonstração de educação de um povo. Vamos ler algumas citações do jornalista Juremir Machado:


“O grande vencedor"

Juremir Machado da Silva, Correio do Povo

“Minha admiração por vencedores não tem tamanho. Em todas as áreas. Admiro principalmente os que vencem pelas próprias forças contra tudo e todos. Tenho minhas decepções com Lula e com muitos daqueles que admiro, mas isso não anula o essencial: as razões para continuar admirando. Jamais gostei das alianças de Lula e acho que em alguns momentos ele foi Lula. Mas que fera política, que inteligência superior, capaz de, independentemente de educação formal, colocá-lo acima dos seus concorrentes num “mercado” altamente competitivo.”

Meus amigos, isto que li no dia da educação além de justo é um exemplo para nós brasileiros , um orgulho. Para mim, qualquer brasileiro que galgar esta escala de sucesso, merece minha homenagem nesse dia da educação. Sabe, isto bate com minha luta pela educação desse nosso país, sabemos a história desse homem, se cada um fizer o mesmo que ele, com a garra que ele fez, merece nosso respeito, isto não quer dizer que tudo que fez foi perfeito, mas é visível sua vitória de povo. E para concluir quero deixar aqui “o olhar”  que a educação deve ter: Um novo olhar  para a educação de nosso povo. Um povo que tem vencido inúmeras lutas, sem ser a mão armada

 E Juremir Machado continua bem seu discurso:
“....veio do nada e nada temeu: impôs-se como um revolucionário reformista, aceitou jogar o jogo até quando as cartas se embaralham, não morreu, não caiu, fez sua sucessora e agora vai mostrar suas ideias ao mundo nas páginas como colunista do jornal mais influente do mundo, o The New York Times.  É mole? É simulação? É coisa para quem tem bala na agulha, farinha no saco e fala outra linguagem, não a dos bacharéis, mas a dos transformadores do mundo".

 E continua:  "Saber escrever é muito mais do que dominar regras gramaticais. Saber escrever é ter o que dizer e ter um jeito próprio de fazer isso...”. Lula sabe.”

Assim, penso , que educação é ler, escrever  e fazer bem o que faz. Vencer e lutar . Estamos  no dia certo de pensar a educação para  um conceito mais amplo. Respeitar. e valorizar talentos, independente de ser ou não presidente, pois talento nasce com a pessoa  e não no poder.

Citação Blog Justiceira de Esquerda
http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/2013/04/analfabeto-e-quem-nao-tem-o-que-dizer.html

Estou deixando o link da página do blog para quem quiser ler o texto citado por inteiro.


Dirce Saléh
Divinópolis -MG - Brasil
http://amagiadeeducar.spaceblog.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário