terça-feira, 12 de março de 2013

Sobre Homens, relacionamentos e super-heróis

Talvez para alguns esse texto vai soar como um grito feminista... Todavia essa não é a minha intensão!


O homem regride em seus relacionamentos (HOMEM-MULHER-FILHOS), na mesma proporção que a mulher ganha espaço no mundo! É fato, que o homem moderno anda totalmente perdido, nessa nova configuração do seu real espaço na sociedade, onde as mulheres a cada dia galgam igualdade... Cada vez mais eu identifico e ouço falar dos HOMENS-MENINOS, homens esses que são capazes de dedicar horas a fio aos seus "hobbies" (geralmente eletrônicos), mas são incapazes de conversar 15 minutos, sobre a relação...

Eu até entendo, afinal o padrão de masculinidade e exemplos para o "macho moderno" é forjado a base de mensagens subliminares...Vide, quase todos os super-heróis, são solitários, no máximo mantém com mulheres, uma relação platônica (ex. Super-Man)... Quando existe uma mulher presente na vida desses super-heróis, geralmente é uma subalterna (ex. a secretária do homem de ferro), até os heróis mais palpáveis como o 007, não mantém um relacionamento sólido com nenhuma mulher, é o eterno "galinha", nessa mesma sessão ainda pode-se citar o "Wolwerine", que mesmo nutrindo uma paixão pela Jean Grey, vai ficando com todas, o famoso "a fila anda"... Esses super-heróis, bem pouco sociáveis, geralmente elegem um homem como parceiro, homem esse sempre menor e submisso... (ex. Batmam e Robin/Zorro e Tonto).

Existem também as expressões populares, que subconcientemente eximem os homens do laço com a família, uma bem famosa é essa: "Quem pariu Mateus, que o embale". Quem pari é a mulher, então a responsabilidade é só dela?

Homens geralmente são educados por mulheres, e o pior mulheres machistas... Que ensinam que homem não chora, não expressa emoção, é sempre forte, não brinca de boneca, não faz serviços domésticos, e reforça esses ensinamentos com a seguinte máxima: "Você viu o super-herói do desenho, ele é forte, ele não chora". E o menino, cresce vira "homem", seguindo a risca o que aprendeu direta ou indiretamente. O super-herói, precisa salvar o mundo, e negligencia seus relacionamentos pessoais, o homem adulto, foca em sua carreira e faz o mesmo!

Enquanto isso a mulher dos dias atuais (na grande maioria), é flexível, receptiva, recíproca. Conseguindo assim, conciliar uma série de coisas, sem abrir mão de outras, na contra partida o homem de hoje (na grande maioria) é limitado, já não é mais o provedor absoluto, ainda tem resistência em ser colaborativo de fato, muitas vezes carrega intrínseco, um machismo latino enraizado e implantado por suas matriarcas, são egoístas, egoísmo esse que se estende até mesmo no âmbito sexual, são aversos ao diálogo, tem pânico da tal "D.R!" (discutir a relação).

"Eu penso que se o homem não acompanhar a evolução feminina, com um pouco mais de flexibilidade, e rever alguns conceitos, o futuro dele nos moldes atuais é ser peça de museu... E na melhor das hipóteses os mais evoluídos, serão doadores de material genético para reprodução!"

PS. Essa é só a minha opinião "NO MOMENTO"... Pode ser que eu a mude..., rs!

Fontes de inspiração para o texto: 
Domenico de Massi, o ócio criativo. 
Universo HQ Marvel, 
Por que os homens mentem, e as mulheres choram de Allan e Barbara Peace 
Altos papos na madrugada com as minhas maninhas Selma Andrade e Cristiane Freire..., 

Aninha Leitte
Campinas - SP - Brasil
www.facebook.com/aninha.leitte.5

Um comentário:

  1. Ficou ótimo, adorei a edição...No FB é impossível destacar a fonte!!!
    Obrigada por publicar o meu texto...rs
    Bjins :)

    ResponderExcluir