segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Para quem busca aprovação, estudos precisam voltar com força toda após o Carnaval

Rio -  Acabou o Carnaval. Nos dias de folia muitos candidatos a concursos públicos enfrentaram um velho dilema: manter o ritmo de estudos ou abandonar os livros e curtir a festa? Para quem não conseguiu ficar longe dos blocos e dos desfiles, os especialistas pediram moderação. Agora é hora de voltar firme aos estudos e meter a cara nos livros. Afinal, este ano há várias oportunidades na carreira pública.

Foto: Divulgação

Assim, o ideal é priorizar os estudos, mesmo que o tempo de lazer fique prejudicado. “Se tomarmos por base os editais já lançados e os previstos, podemos afirmar que este ano é definitivo para quem quer resolver logo a questão da aprovação”, afirma Leonardo Pereira, diretor do IOB Concursos. Para ele, o melhor é manter o foco e a disciplina. “Após ser aprovado, o candidato terá todos os Carnavais e feriados para aproveitar”, incentiva.

Já Alex Mendes, professor da Academia do Concurso, acredita que a diversão pode fazer parte da rotina do candidato, desde que os estudos não sejam prejudicados. Para ele, intercalar um período de descanso com longos períodos de estudo permite recuperar a energia e a concentração necessárias a boa assimilação de conteúdos.

“O segredo, então, é montar estratégia para feriados, sem descuidar dos estudos em momentos pre-definidos”, explica o professor.

VIAGENS COM A FAMÍLIA
Outra atividade comum durante dias de folga são viagens com a família ou amigos. Para Alex Mendes, o contato com pessoas queridas muitas vezes oferece o amparo emocional que o candidato precisa na preparação. “O candidato deve levar consigo o material de estudo e seguir seu planejamento, para poder aproveitar os feriados sem se sentir culpado por ter abandonado os estudos”, argumenta.

Leonardo Pereira, porém, defende que a viagem pode muitas vezes prejudicar o rendimento. “Se não houver solução e a viagem for inevitável, desencane e vá viver. No entanto, se o edital do concurso já estiver publicado e sua família for mesmo viajar, dê uma solução para ficar. Ligue para um amigo concurseiro e abra mão do passeio nesse momento”, aconselha.

BNDES é o primeiro da série de provas
Nas três esferas públicas são mais de 34 mil oportunidades de emprego, via concurso público. Passado o período carnavalesco, para quem aproveitou a folia é hora de se concentrar totalmente nos estudos. Uma das primeiras provas que ocorrerá é para o BNDES, no início de março. O concurso é para cargos administrativos de nível médio e cargos de nível superior com formação específica nas áreas de Administração, Análise de Sistemas — Desenvolvimento, Análise de Sistemas — Suporte, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia. É a hora de ter um planejamento adequado para não desperdiçar o pouco tempo que falta. Nesta reta final, é necessário estudar todos os dias da semana, incluindo os fins da semana.

http://odia.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário