sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Rede pública terá tecnologia digital na alfabetização

Kit chega às salas de aula para 300 mil alunos do 1º ao 5º ano.

Costin destacou pesquisa que detectou que 75% dos alunos da rede municipal têm computador em casa | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
POR André Balocco

Rio -  As crianças que estudam do 1º ao 5º ano na rede municipal do Rio, incluindo a alfabetização, têm um motivo a mais para prestarem atenção nas aulas: até abril deste ano, todas as salas da rede estarão equipadas com um kit composto por um projetor digital e um computador com acesso à internet, que permitirá aos mestres usarem a tecnologia no apoio ao ensino. Segundo a Secretária de Educação do Rio, Cláudia Costin, a inovação faz parte de um pacote de aperfeiçoamento do magistério para enfrentar o desafio de dar aulas a uma juventude cada vez mais antenada com o universo digital.

“Temos 300 mil alunos do 1º ao 5º ano que serão beneficiados com a medida”, diz a secretária, que visitou a redação do DIA ontem para fazer um balanço de seus quatro anos de gestão. O ano letivo para a rede municipal começa no dia 18 de fevereiro. O que será novidade para os pequenos, porém, já não é mais para os que estudam do 6º ao 9º ano. Costin só decidiu expandir o recurso digital para os mais jovens após o sucesso que as aulas fazem no segundo segmento.

“Os adolescentes adoram. Encomendamos uma pesquisa e descobrimos que 75% dos alunos da rede municipal têm computador em casa”, disse. “O mais impressionante foi saber que 98% deles acessam a internet, seja de casa ou de lan houses. Acabou o mito de que os alunos da rede pública não têm meios de acessar a internet”.

As aulas que serão ministradas às crianças estão disponíveis na Educopédia, site criado pela secretaria que padroniza aulas digitais e que tem a chancela da Unesco. Com periodicidade semanal, o professor acessará as aulas disponíveis para a rede e as projetará com o maquinário que a prefeitura está instalando nas escolas. Nelas há games e testes com quizz para a garotada. “A tecnologia faz a aula ficar mais interessante. É um desafio que estamos enfrentando”, concluiu.

Convênio com UFRJ preparou professores
As aulas postadas na Educopédia foram produzidas sob a chancela da UFRJ. Segundo Cláudia Costin, após autorização do MEC, foi feito um convênio com a universidade, que usou seu Núcleo de Computação Eletrônica para capacitar 80 colegas da rede pública.

“Os primeiros professores ganharam bolsas de R$ 800 a R$ 1.200 para fazer o curso, em 2010”, diz a secretária. “Eles viraram multiplicadores dentro da própria secretaria”.

Hoje, já há 400 professores capacitados para postar novas aulas no site. As novas produções acrescentam conteúdos ou criam uma outra forma de falar sobre o mesmo assunto.

Professora elogia avanços
Diretora do Casarão dos Prazeres, no Morro dos Prazeres, Selma Vieira é entusiasta da Educopédia. Para ela, não há mais desculpas para que professores e alunos não se dediquem.

“A Educopédia abre um leque muito bacana para a educação. É importantíssimo. Tenho conversado com meus colegas e eles estão entusiasmados”, diz.

Selma garante que todas as escolas estão bem equipadas. E aposta no crescimento da educação no município. “Cada professor tem sua senha particular para entrar no site e acessar as aulas. Se ele for interessado, pode evoluir”.

http://odia.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário