segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Leitura dinâmica ajuda na corrida contra o tempo

Método promete reduzir o tempo gasto com estudos e ainda melhorar a compreensão.

Em busca da aprovação, Fernanda Guimarães, 30 anos, complementa as aulas num curso especializado em concurso com o de leitura dinâmica | Foto: Divulgação

Rio -  Uma das tarefas mais difíceis na vida dos candidatos é conseguir tempo para ler todos os textos e fazer todos os exercícios necessários para se preparar para as provas. Em busca de otimização do tempo, muitos candidatos têm aderido à técnica da leitura dinâmica, que promete aumentar em até seis vezes a velocidade de leitura, sem prejudicar a compreensão. Sem usar o método, uma pessoa normal lê, aproximadamente, de 70 a 270 palavras por minuto. Na média nacional, essa velocidade é de 171 palavras por minuto. De acordo com Juarez Lopes, autor do livro ‘Como Ler Mil Palavras por Minuto’ e diretor do Instituto de Otimização da Mente (IOM), com treinamento de 30 dias em leitura dinâmica, é possível aumentar a velocidade para até mil palavras por minuto, com boa compreensão.

A técnica consiste, basicamente, em ler blocos de texto em vez de palavras. “O leitor tradicional lê de forma sublocalizada, ou seja, a percepção de seus olhos é acompanhada por uma voz mental que repete sílaba por sílaba o que ele vai lendo. O leitor dinâmico, ao contrário, lê blocos de palavras de uma só vez, como se fossem um símbolo gráfico usado para representá-las”, explica o especialista.

A compreensão, segundo Lopes, não é prejudicada com a leitura dinâmica, e o método pode ser usado em todos os textos, inclusive os mais técnicos. “Textos complexos precisam de mais atenção, e a leitura dinâmica ajuda nesse ponto”, argumenta.

Para neurologista, ler depressa só ajuda na revisão
Segundo Juarez Lopes, a técnica pode ajudar os candidatos tanto na hora dos estudos quanto no momento da prova. “Além de possibilitar aos candidatos estudarem todo o conteúdo, com mais qualidade e em menos tempo, a leitura dinâmica permite, ainda, que sobre tempo para o aluno fazer uma revisão”, alega o especialista. Já durante a prova, o leitor dinâmico sai na frente dos outros concorrentes por ter desenvolvido a habilidade de ler a prova em menos tempo. “Muitos candidatos, leitores tradicionais, não conseguem nem concluir a prova por falta de tempo”, afirma Lopes.

Soniza Leon, neurologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acredita, porém, que a leitura dinâmica pode comprometer o conteúdo do texto e, por isso, deve ser usada apenas no momento da revisão.

“O que se ganha em velocidade, pode ser perdido na compreensão. Quando o estudante precisa conhecer profundamente aquele conteúdo, o ideal é que estude da maneira convencional. Na revisão, porém, a leitura dinâmica pode ser eficiente, pois ajuda a recordar dados que já foram estudados”, defende.
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