quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Financiamento ajuda alunos a ingressarem em universidades particulares com até 100% de bolsa

Acesso à universidades ficou facilitado| Foto: Divulgação

Rio -  Falta de dinheiro deixou de ser empecilho para quem quer cursar uma boa universidade particular. Os alunos contam com várias opções de financiamento estudantil, garantidos pelo governo, por bancos conveniados e pelas próprias universidades, e podem ganhar bolsas de até 100%. Criado em 2004, o Programa Universidade para Todos (ProUni) já ofereceu mais de 1 milhão de bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Os candidatos precisam ter renda familiar per capita mensal até 1,5 salário mínimo para concorrer a uma bolsa integral. Para bolsa de 50%, são três salários mínimos.

Monise do Nascimento cursa jornalismo na Estácio, com bolsa de 100%, graças ao programa: "Sou a primeira da minha família a começar uma faculdade, é muito importante para todos". Para desfrutar de bolsa do ProUni na Estácio,é preciso seguir o seguinte roteiro: separar toda a documentação necessária, entrar em contato com a coordenação do ProUni da unidade para a qual foi pré selecionado e agendar a comprovação de informações. Comparecer ao campus, com a documentação completa, no dia e hora agendados.

O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) está com mais R$1,683 bilhão para oferecer de crédito, segundo medida anunciada pela Presidência da República em novembro. Bruna Oliveira conseguiu 75% de bolsa no curso de Publicidade,na Estácio, pelo Fies: "É a realização de um sonho. Vou me formar e dar uma vida melhor para mim e para minha mãe. Sem a bolsa, não conseguiria fazer isso", comemorou.

A Estácio oferece ainda bolsa de até 20% de desconto durante todo o curso para quem for ex-aluno de escola pública e 10% de desconto para cada membro da família matriculado. Em bancos como Itaú, Unibanco, Real, Banco do Brasil e Bradesco, é possível pegar empréstimos universitários que garantem até o dobro do tempo para pagar as parcelas em prestações mais suaves.

O Fies financia o ingresso de estudantes em faculdades particulares com nota igual ou maior que três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Estudantes com renda familiar maior que 20 salários mínimos ou comprometimento menor que 20% dessa renda com educação não podem participar.

http://odia.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário