domingo, 20 de janeiro de 2013

Engenheria de Controle e Automação é novidade promissora

Rio -  O Dia Online está trazendo para seus leitores, em parceria com a Estácio, um guia de profissões para ajudar os estudantes a escolher que carreira seguir.  Para isso, apresentamos entrevistas com coordenadores de cursos, para tirar dúvidas e mostrar as atuações e vantagens de cada profissão, bem como o cenário atual do mercado e as aptidões necessárias.

Administração e finanças são englobadas | Foto: Agência O Dia

Temos mostrado as várias áreas diferentes da Engenharia, para quem quer seguir esse campo, mas não sabe qual especialização escolher. Hoje,  o dr. Fernando Hideo Fukuda fala das vantagens de estudar  Engenharia de Controle e Automação.  O curso foi lançado recentemente e está no terceiro período do ciclo básico, é uma novidade promissora. Aí vão suas dicas!

1) Qual a duração do curso e a média salarial do profissional formado?
O curso dura 5 anos. Os salários variam bastante, o profissional formado pode ganhar de R$ 1.500,00 a R$ 8.500,00.

2) Em que áreas pode atuar?
O Curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Estácio de Sá tem como objetivo geral a empregabilidade de seus alunos, formando profissionais generalistas capazes de atuar com destaque em grandes empresas dos setores público e privado, instituições financeiras e importantes áreas e empresas do setor público, oferecendo uma sólida formação teórica e prática capacitando-os para atuar crítica e criativamente sobre as questões fundamentais da Engenharia de Controle e Automação, norteada por valores éticos e sociais, traços fundamentais para a formação de profissional competente, reflexivo e responsável. É também objetivo do curso, preparar profissionais que: 
(1) possam desenvolver competências e habilidades dentro da base tecnológica da Engenharia de Controle e Automação, consubstanciadas em suas sub-áreas, conforme discorrido anteriormente; 
(2) sejam capazes de desempenhar as suas atividades dentro do que é preconizado pela legislação educacional e, em consonância, com as necessidades da sociedade; 
(3) atendam ao perfil geral e específico esperado para o profissional formado pela Universidade Estácio de Sá.
(4) estejam sintonizados com o que ocorre local, regional e nacionalmente com responsabilidade sócio-ambiental, visando a sustentabilidade.  Para tal, o curso prepara seus alunos para participar das atividades de projeto, implantação e manutenção de sistemas.  A Engenharia de Controle e Automação, em sua essência, é responsável pela integração de processos produtivos, permitindo a perfeita coordenação de tarefas de responsabilidades técnica e administrativa. Desta forma, é, por excelência, um curso de engenharia multidisciplinar que por sua essência viabiliza a atuação em diversos segmentos: produção,administração, finanças, entre outros.

3) Qual o perfil do profissional?
O objetivo é formar profissionais com conhecimentos tecnológicos e científicos na identificação, formulação, proposição e resolução de problemas de Engenharia de Controle e Automação;  capacitados a elaborar, executar e administrar projetos e sistemas na área do engenheiro de controle e automação. A ideia é demonstrar a importância de e como integrar e atuar em equipes multidisciplinares; Incentivar a execução de pesquisas tecnológicas e científicas com vistas à evolução dos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias. É muito importante formar profissionais com competência para identificar e analisar criticamente as influências das decisões técnicas no meio ambiente; desenvolver as habilidades para avaliar e aprimorar a integração técnico-científica, ecológica e cultural de conhecimentos e projetos da área da tecnologia da informação e automação com áreas afins; apresentar a importância de aplicar atitude investigativa favorável ao próprio processo contínuo de construção de conhecimentos; formar profissionais capacitados a desenvolver consciência ética, responsável e com cunho social, em suas atividades profissionais. Ao final do curso, os alunos deverão estar aptos a: Desenvolver atividade investigativa no processo contínuo de conhecimentos na área e de desenvolvimento de novas tecnologias; Executar e gerenciar operações técnico-administrativas em empresas de Engenharia de Controle e Automação; Elaborar e administrar projetos e sistemas; Aplicar conhecimentos tecnológicos e científicos na identificação, formulação, proposição e resolução de problemas de Engenharia de Controle e Automação; Identificar e analisar criticamente as influências das decisões técnicas no meio ambiente. Queremos formar um profissional capaz de tomar decisões num ambiente de incerteza e integrar criativamente equipes interdisciplinares.

4) O mercado está atrativo, numa boa fase? Por que?
Sim. A automação está presente em diversos setores e com o mercado globalizado as empresas procuram aumentar a sua competitividade com a automação dos seus processos e plantas industriais. Com o mercado nacional relativamente aquecido em relação ao mercado de países desenvolvidos e a consequente melhora do poder aquisitivo do mercado consumidor interno, muitas empresas estão investindo em automação industrial para aumentar a sua capacidade de produção e/ou reduzir os seus custos de produção e por sua vez há uma demanda maior por profissionais formados em Engenharia de Controle e Automação.

6) Que diferencial o curso da Estácio oferece em relação aos demais?
Os cursos da Estácio formam os alunos para o mercado profissional, permitem que um aluno, caso precise, mude de um Campus para outro em função de oportunidades de emprego ou motivos pessoais sem serem prejudicados porque segue o mesmo Modelo de Ensino em âmbito Nacional. Os cursos, em geral, são oferecidos em mais de um Campus, permitindo que o aluno escolha o Campus mais próximo do seu local de trabalho ou da sua residência, conforme a sua conveniência. Os alunos encontram à sua disposição os produtos, as tecnologias e as ferramentas utilizados no mercado profissional com excelente corpo docente permitindo que os egressos estejam preparados para o mercado e com isso tenham maiores oportunidades de empregabilidade. A Estácio oferece os seus cursos no turno noturno o que permite aos alunos manterem seus empregos. Os novos alunos ganham o material didático em um tablet.

http://odia.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário