quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

10 de janeiro de 1912: O bombardeio da Cidade de Salvador

Enviado por: Lucyanne Mano


As 14h do dia 10 de janeiro de 1912 teve início o bombardeiro à cidade de Salvador. Em poucos minutos estavam destruídos a histórica Sede do Governo, a também centenária Biblioteca Pública, a Câmara e o Quartel da Polícia Militar. Em sequência, travou-se uma verdadeira guerra campal, envolvendo as polícias estaduais e o exército. O episódio teve repercussão nacional e fez parte de uma série de lutas políticas entre as oligarquias provincianas que marcaram os primeiros anos da República Velha, quando o país vivia um sistema eleitoral viciado.

A investida de Tropas do Exército concentradas no Forte de São Marcelo num bombardeio a Salvador para provocar a renúncia do governador baiano, Aurélio Viana foi resultado de um plano que contou com o apoio da mídia e, inclusive, com a intervenção do governo federal, que buscava instaurar ali lideranças aliadas. A renúncia de Viana acontece em questão de horas. Seu substituto é José Joaquim Seabra, que conta com o apoio do presidente Hermes da Fonseca, adversário de Ruy Barbosa nas urnas. Poucos dias depois, uma tentativa de Viana retomar ao posto fracassa, sufocada inclusive pela participação popular.

O atentado comprometeu grande parte da memória do estado da Bahia ao destruir uma documentação histórica preciosa da primeira capital do Brasil. Da mesma forma, foram irreparáveis os danos humanos, e até hoje é desconhecido o número de vítimas. Para a política baiana era o início de uma nova era, sob a liderança de José Joaquim Seabra, derrotando antigos mandantes conservadores como Ruy Barbosa, Severino Vieira, Marcelino de Souza e Luiz Vianna.

O Bombardeio de Salvador Cláudio Marques 

http://www.jblog.com.br

Um comentário:

  1. Olá Gerson:
    Estou chegando aqui, por intermédio e indicação da Isabel.
    Adorei sua ideia de compartilhar cultura, leitura, textos, enfim conhecimentos.
    Pode contar com minha participação, ok.
    Minha sugestão, é que você visite meu blog e dê uma olhada na categoria = Publicações próprias.
    Pois nesse tópico, os textos são de minha autoria.
    Se gostar de algum, me avisa, que eu te repasso por e-mail e você publica aqui no seu blog.
    Segue link:
    http://www.meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br
    Abraços:
    Sil

    ResponderExcluir